quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

LEDs queimam? Normalmente não, mas...

Apesar de ter criado este blog para falar principalmente de computação, ele não é restrito a isto. Ele é para falar de nerdices, e como sou um nerd antigo, comecei pela eletrônica na minha adolescência, tal como muitos nerds da minha geração. Na década de 1980 ainda era caro ter um computador em casa.

Este texto é sobre LED (Light Emitting Diode - Diodo Emissor de Luz). Ele é um semicondutor que emite luz quando devidamente polarizado, com uma corrente passando por ele da forma direta. Como retificador ele é muito ruim, apesar de ser um diodo semicondutor. Mas é muito bom, eficiente e durável para pequenas fontes de luz. E nos últimos anos, com as melhorias tecnológicas, passaram a ser usados em sinais de trânsito (Uso que eu imaginava desde a década de 1980.), iluminação etc.

Uma das características dos LEDs é uma luz de espectro estreito, com uma cor bem definida, o que é bom para luzes indicadoras, sinais de trânsito, iluminações coloridas etc. LEDs brancos na realidade não existem. Já tratei sobre luz branca usando LEDs aqui.

Mas o assunto aqui é "LEDs queimam?".