Neste final de semana preparei um novo HD externo para funcionar no FreeBSD. Mas, mesmo sendo externo, quase tudo que vou falar aqui funciona para internos também.
Esta preparação incluiu testar o HD. Eu acho que antes de começar a usar um HD deve-se fazer testes nele. Eu falo por experiência, pois vi HDs novos com problemas, e que não passaram nos testes.
Aliás, parte do que vou falar aqui, especialmente o início, também vale para outros sistemas operacionais, especialmente os Unix Like. E estes testes podem ser feitos num sistema diferente do sistema final onde vai ser instalado o HD.
Eu já tenho um blog principalmente de fotografia, mas aqui pretendo falar de computação, dando dicas, truques etc. O nome veio do fictício Necronomicon, que pelo que eu li, seria um livro praticamente perdido, com poucos exemplares sobreviventes, e ainda por cima proibido, ensinando uma arte perdida, muito pouco conhecida, chegando a ser muito perigosa. É neste sentido que uso como origem do nome deste blog. Para maiores detalhes, leia o artigo mais antigo publicado.