Eram discos que ficavam erráticos, dando erros, causando panes no sistema etc. Sorte que o FreeBSD, o sistema que uso, lida relativamente bem com estas coisas, dentro do possível. Na versão 10, se um disco dá problemas, sem ser um dos fundamentais do sistema, ele é abandonado, mas o sistema dificilmente dá pane. A versão 11, que estou usando, e que ainda está em desenvolvimento, me pareceu lidar pior com isto.
Eu aposentei alguns HDs por que deram algumas panes, mas paradoxalmente o S.M.A.R.T. tinha me dito que estavam bons. Troquei alguns adaptadores de alimentação, do tipo MOLEX para SATA, e alguns cabos SATA, e tive poucas melhoras.
Um dos HDs aposentados era o antigo do meu notebook, que estava em um gabinete externo. Ele tinha parado de funcionar.
Recentemente a situação ficou pior, e cheguei a pensar que o HD novo de 4 TB estava morrendo, pois ele dava pane e era abandonado pelo sistema com muita frequência. A piora, em parte, coincidiu com a colocação de um SSD, além dos 5 HDs que costumavam ficar ligados.
Mas a coisa estava caótica demais para parecer que era ele. Fiz trocas de cabos SATA e não deu em nada.
Comecei a desconfiar de problemas de fonte de alimentação, mesmo com o sistema dando panes relacionadas com HDs, e não com placa mãe. A fonte poderia não estar aguentando tanta carga de HDs.
A BIOS tem um recurso que é mostrar as tensões da fonte de alimentação, então, depois de uma das muitas panes, entrei nela para ver. As tensões de 3.3V e 5.0V estavam muito baixas, com cerca de 3.0V e 4.5V respectivamente. Estavam com 10% de erro, que é mais do que os 5% permitidos no padrão esperado. A de 12V estava boa.
Como muita da eletrônica dos HDs dependem da alimentação de 5.0V, usando a de 12V só para os motores, pensei em panes das controladoras dos HDs. E o SSD não tem motor, portanto só deve usar a alimentação de 5.0V, talvez tenha aumentado mais ainda a carga sobre ela.
Num teste rápido, eu desliguei o gravador de DVD e um dos HDs, e as fontes de 3.3V e 5.0V melhoram um pouquinho, com a segunda marcando 4.6V. Mesmo assim o sistema ficou instável, só que menos instável.
Então resolvi arriscar comprar uma fonte nova, de 500W, como a antiga (que eu pensava se de 430W). Foi uma boa compra. Ela é mais silenciosa, e a medição de tensão ficou praticamente cravada, variando cerca de 1% por volta da valor nominal. Isto com 5 HDs internos, um USB e um SSD.
Fui colocando carga, fazendo os testes nos discos, colocando o gravador de DVD etc. O sistema se mostrou estável, bem estável.
No momento estou com 5 HDs internos, 2 USB (o antigo do notebook mencionado acima voltou a funcionar, portanto deveria ser problema com a alimentação de 5.0V), 1 SSD, o gravador de DVD plugados, e está tudo estável.
Fontes de alimentação podem ser fontes de grandes dores de cabeça, além de serem a peça mais chata para substituir num computador. Elas podem sutilmente lhe infernizar a vida.
PS: Agora tenho que retestar um bando de HDs aposentados. Sorte que não joguei-os no lixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário