segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Linguagem C

A linguagem de programação C é mal compreendida por muita gente, inclusive por alguns que programam nela. Alguns pensam nela como uma linguagem de alto nível, como Pascal, Java, PHP, BASIC (Visual Basic não é BASIC), Visual Basic etc, mas ela não é bem assim. Ela nasceu na Bell Labs, criada por Dennis Ritchie quando migravam o Unix para o PDP 11. Atualmente pode-se dizer que é a linguagem de programação mais importante do mundo.

O C não tem tipos tão fortes e limitados quanto as linguagens de alto nível. O C tem dualidades, tal como a dualidade ponteiro/array, de string/ponteiro/array, caractere/inteiro, tal como a Física tem a dualidade onda/partícula para as radiações eletromagnéticas. Estas dualidades confundem muito quem aprendeu a programar com linguagens de alto nível e especialmente quem não aprendeu linguagens de baixo nível, como Assembler. Este é um dos motivos que acho que todo programador tem que aprender Assembler, para ter uma ideia de como o computador interpreta as instruções, como são as instruções, o que são, e como o compilador gera código e otimiza os programas em alto nível. O C tem várias das facilidades interessantes de manipulação de dados que se tem no Assembler, mas apresentada da forma de alto nível, o que torna muito mais fácil escrever um programa em C do que em Assembler. É por isto que muitos autores falam que o C é uma linguagem de médio nível.

Entre muitos artigos que pretendo publicar neste blog, Uma boa parte será sobre esta maravilhosa, mas muitas vezes incompreendida, linguagem de programação. Não assumam como um curso básico de C, mas como um complemento ao aprendizado e um convite a discussões e estudos mais profundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário